18 de setembro de 2008

'Bora lá começar...

...e arregaçar as mangas. E vamos começar com o assunto Formula 1 (sim, há coisas mais importantes, mas cada coisa a seu tempo...) e a polémica ultrapassagem do Lewis Hamilton a Kimi Raikkonen no GP da Bélgica.

Analisando os factos, sabe-se que o Lewis tentou a ultrapassagem na travagem para a chicane, cortou a chicane e deixou passar o Kimi, devolvendo-lhe a vantagem que este tinha. No entanto, e é isto que só foi devidamente esclarecido pela FIA após os acontecimentos, ele só poderia ter atacado após a curva seguinte. Não querendo ser injusto, as regras são para se cumprir, mas as situações devem ser previstas, no entanto, as penalizações nunca serão as mesmas para os diferentes pilotos no seio da F1. 25 segundos (calculados devido ao drive-through que Hamilton teria de cumprir e não cumpriu por só faltarem 3 voltas)é exagerado.

Muitos dos outros pilotos falam em hipotéticos se's... Mas o que é certo é que não nos podemos basear nos ses. Então e se o Kimi se desconcentrasse e entrasse em pião? E se o motor cedesse? Os se's são isso mesmo, suposições. E os factos são que, à semelhança do ano passado, Lewis Hamilton tem demonstrado uma garra e vontade de vencer que há muito não se via, debatendo-se de igual para igual com pilotos mais experientes, vencendo-os. E isto intimida o resto dos pilotos da F1, pois não estão habituados a tal. Recordo-me de um tal Michael Schumacher que, com toda a sua frieza calculista, se transformou num dos melhores pilotos da F1 de sempre. Lewis Hamilton tem a mesma fibra que Schumacher. Será que as pessoas já se esqueceram do que faz um bom piloto de F1?

Sem comentários: