27 de maio de 2009

Porque raio...

...me tá a dar uma sonolência tão grande?!? Já deviamos ter sido anexados a Espanha, só assim era a hora da siesta...

Porque será....

... que chamam cai-cai ao top...se ele não cai?!?!?

26 de maio de 2009

Manelita...

Pois é, pelos vistos a Manelita fez mais das suas. Essa "personagem" que mais parece saida de uma banda desenhada, voltou a confundir o jornalismo de investigação com ataques pessoais e direccionados, desta feita em direcção do Bastonário da Ordem dos Advogados, o qual também lhe respondeu. 

Quer-me parecer que, neste país à beira-mar plantado, há pessoas cuja influencia se transpõe para lá do razoável. Tudo bem que é directora de qualquer coisa na TVI, esse canal que confunde jornalismo de investigação com caça às bruxas, que seguem a máxima de jornalismo em que "uma má notícia é uma boa notícia, uma boa notícia não é notícia", e que abusa um pouco do seu proteccionismo dentro do canal (ou não fosse o marido o director geral), pois não é preciso recordar o episódio da saída do Prof.Dr. Marcelo Rebelo de Sousa  (este sim, merece muito o seu título académico) do canal após a forma como falou sobre o PM na altura. 

Qualquer outro jornalista já teria, num qualquer outro país, levado com um processo em cima, bem como um valente aviso dos seus superiores. Esta senhora não, continua na sua caça às bruxas qual Inquisição, apostada em demonstrar os podres de quem está no poder do país. Cada vez mais, a campanha é de derrotismo por podridão, e não por mostrar alternativas. E até não as há, mas isso não interessa. O que interessa é o Freeport, o desemprego, a licenciatura do Engº que não é Engº, não interessa se há uma empresa que tem um projecto inovador, se há perspectivas de subida da economia... isso não vende e, ao fim de contas, esse canal que tem o jornalismo de investigação, também se interessa pelos lucros ao final das contas.  Afinal, são esses os lucros que permitem manter o elevado estatudo das pseudo-vedetas das excessivas produções nacionais que o canal faz (ou encomenda, mas que transmite).

Mas não tenho nada contra a Manelita. Acho-a uma jornalista razoável, não se destaca de outras pratas da casa, e peca (e muito) ao trazer o seu lado pessoal a algo que deverá ser imparcial: a noticía. A informação deve ser parcial e, da forma como a mesma é apresentada por ela, não o é. Há sempre o seu cunho pessoal e isso deturpa, a meu ver, a veracidade do evento.  Mas isto sou apenas eu, alguem cuja opinião não é importante, é apenas mais uma opinião. É a minha. E, neste estado democrático em que vivemos, tenho direito à mesma, da mesma forma que a jornalista em questão também tem. 

A mim de pouco ou nada me interessa se quem recebeu o dinheiro (se é que o houve) do Freeport foi o Socrates, o primo, o tio ou outra pessoa. Não me interessa. Houve corrupção? Que fique provado, mas há corrupções muito mais graves a níveis mais baixos da política e essas sim, lesam os meus interesses e os de muitos portugueses. Porque será que não se investigam casos de corrupção em C.M.'s  desse país onde, desde "prémios" em espécie a favores políticos, tudo serve os interesses de quem manda e de quem precisa? Isso não tem mediatismo, não importa. Quem quer saber, além dos residentes, se o Presidente tal recebeu o apartamento ou o terreno, ou o carro que pôs em nome do filho? Isso não vende, não enche manchetes nem abre jornais da noite... E esses são bem mais fáceis de provar, do que a eventual corrupção do PM... que, até hoje, ainda não ficou provada. Se vale a palavra de quem se "chibou", vale também a palavra do visado, neste caso o PM... E tal como não me interessa saber se o PM passou à cadeira por fax ou não... Há tantos que são Dr's e Engºs e nunca frequentaram a universidade...

Se alguem ligado à TVI ler isto (duvido, mas pronto), não entendam como uma critica leviana. Não o é, sou espectador do canal e tenho legitimidade para afirmar o que afirmo. Ponderem, no entanto, se não está na altura de mudarem algo dentro do canal. Se quiserem, eu apresento-vos alguns pontos a mudar, pois quem critica deve, sempre, ter uma alternativa ou solução, senão é crítica apenas por criticar. Os lucros são bons, mas a sua perseguição transforma-vos em capitalistas puros...e não em jornalistas de investigação!!!!

Como descrever uma paixão?!?

O que é uma paixão? Como descrever ou definir algo que não tem descrição ou definição? Não é possível, a paixão não se descreve, sente-se...

Não estou a falar de uma paixão por alguém, mas sim de uma paixão por algo. Ontem, enquanto trocava umas breves palavras com um amigo meu, ouvi-o dizer algo que lhe tinha dito há uns meses, quando ele quis comprar o carro dos seus sonhos (sonhos acessíveis, é claro). E é algo do estilo: com esse dinheiro podes comprar um carro melhor, um carro diferente, mas é apenas uma carcaça de metal com rodas e motores, e essa carcaça não te dará o prazer e a emoção que te dará o carro com que sonhas e desejas. Esse carro é a tua paixão... E assim é.

Sou um apaixonado por carros. Quem me conhece pessoalmente sabe que sim. Qualquer conversa acaba sempre por envolver essas máquinas fascinantes. Não o consigo evitar. São tantos, estão tão presentes nas nossas vidas que... perco-me a olhar, perco-me a contemplar, perco-me a aprender mais sobre eles. Quanto mais sei, mais quero saber. É como quando estamos apaixonados por alguém, quanto mais tempo passamos na sua companhia, mais tempo queremos passar. E isto é algo que não consigo nem quero evitar. Sou apaixonado por carros e assim serei até ao final dos meus dias....

Como todas as paixões, não sou racional no que diz respeito a carros. Sou como um adepto que é apaixonado pelo seu clube, independentemente de ser o melhor ou o pior. Não compreendo a paixão pelo futebol, mas compreendo a noção de paixão. Não espero que compreendam a minha paixão por carros, apenas que a aceitem. Não é melhor nem pior que tantas outras paixões, é apenas diferente. Ver as curvas e angulos delineados pelos designers, saber os detalhes que tornam aquele carro especial em realção a outros, pegar numa chave, roda-la e despertar o motor, sentir o seu "respirar", por vezes rouco, outras vezes mais silencioso, mas todas elas a pedirem: provoca-me!!! Usa-me como fui pensado para usar!!!

E, por vezes, faço-o. Outras vezes apenas rodo sem stress, apenas rolando sem pressa, sentindo o descanso. Outras são furiosas, depositando no alcatrão a borracha como se fosse um saco de boxe a levar com a frustração do boxeur. Em todas elas, há algo que é comum: a paixão pelos carros e o sorriso de poder pegar e conduzir. Não me importa qual, não sou dos que pensa que só aquele carro me dará prazer de conduzir. Todos me dão prazer, a diferença é que apenas uns dão mais prazer que outros. 

Não sei explicar. Não preciso explicar. Sinto. E sinto todos os dias. Qualquer curva é um pretexto para sentir mais. Cada toque de acelerador ou travão também. Cada dia tento aprender mais e aperfeiçoar o que já sei. Cada dia que passa, me apaixono mais por carros... Tenho carros de sonho, uns mais acessíveis que outros mas... todos os carros são um sonho.

Tal como disse, por diversas vezes, não interessa se o que conduzes é o mais rápido, o melhor de tudo, o que interessa é o prazer que te dá quando o conduzes, o sorriso que esboças ao ver a sua silhueta e que se torna maior no final de cada viagem que fazes. Isso sim, é paixão. Eu tenho-a. E tu, também a tens? O que te apaixona? Não quero respostas para mim, já a tenho, mas responde para ti...

Moment of zen...em altura de eleições!!!

Porque estamos à beira da primeira de 3 eleições deste ano (deviam estar em promoção no Jumbo ou no Continente, de certeza), eis que, uma vez mais, o povo que vota não tem qualquer alternativa a quem se apresenta como cabeça de lista. Isto porque:



Este senhor é tão parecido com este:



O candidato do PSD, por seu lado, precisa de comer muita papa miluvit, ou de outra marca qualquer, o do BE, bom...todos sabemos que o BE é o que é e defende o que defende porque são os primeiros a afirmar que só o são assim porque nunca chegarão ao poder... O PCP é como se sabe, a eterna visão comunista de tudo (porque será que só há meia dúzia de regimes comunistas no mundo...que funcionam como ditaduras e contrariamente ao que apregoa o comunismo?!?!?) e o CDS, de todos, parece o que tem o melhor candidato mas... tem Paulo Portas, e isso acho que chega. 

Como não tenho cor nem afiliação partidária, acho que o voto será, uma vez mais, em branco... em forma de protesto, até o governo do Sr Engº (que tem um titulo como muitos outros dr's e engºs, ou seja, tirado de forma... duvidosa) pegar nesses numeros (abstenção e votos nulos e em branco) e transforma-los numa qualquer estatística que demonstre que a democracia, em Portugal, resulta tanto quanto a (des) educação, saúde ou outras coisas mais que apenas servem para justificar um punhado de obras megalómanas e desajustadas da realidade económica e financeira nacional. 

Enfim, como dizem os americanos, nós somos bem mais ricos que eles...afinal, pagamos mais em impostos de consumo, taxas e combustiveis, logo devemos mesmo ser mais ricos que eles, apesar de estarmos, a cada dia que passa, mais longe da Europa, e nem com estatisticas a martelo nos conseguimos aproximar...

De volta....

Após uma longa ausencia, eis que regresso. Não sei se será um regresso muito assíduo, mas voltarei a escrevinhar umas frases, para quem aqui vem ler... 

Então, vamos lá começar....