26 de maio de 2009

Como descrever uma paixão?!?

O que é uma paixão? Como descrever ou definir algo que não tem descrição ou definição? Não é possível, a paixão não se descreve, sente-se...

Não estou a falar de uma paixão por alguém, mas sim de uma paixão por algo. Ontem, enquanto trocava umas breves palavras com um amigo meu, ouvi-o dizer algo que lhe tinha dito há uns meses, quando ele quis comprar o carro dos seus sonhos (sonhos acessíveis, é claro). E é algo do estilo: com esse dinheiro podes comprar um carro melhor, um carro diferente, mas é apenas uma carcaça de metal com rodas e motores, e essa carcaça não te dará o prazer e a emoção que te dará o carro com que sonhas e desejas. Esse carro é a tua paixão... E assim é.

Sou um apaixonado por carros. Quem me conhece pessoalmente sabe que sim. Qualquer conversa acaba sempre por envolver essas máquinas fascinantes. Não o consigo evitar. São tantos, estão tão presentes nas nossas vidas que... perco-me a olhar, perco-me a contemplar, perco-me a aprender mais sobre eles. Quanto mais sei, mais quero saber. É como quando estamos apaixonados por alguém, quanto mais tempo passamos na sua companhia, mais tempo queremos passar. E isto é algo que não consigo nem quero evitar. Sou apaixonado por carros e assim serei até ao final dos meus dias....

Como todas as paixões, não sou racional no que diz respeito a carros. Sou como um adepto que é apaixonado pelo seu clube, independentemente de ser o melhor ou o pior. Não compreendo a paixão pelo futebol, mas compreendo a noção de paixão. Não espero que compreendam a minha paixão por carros, apenas que a aceitem. Não é melhor nem pior que tantas outras paixões, é apenas diferente. Ver as curvas e angulos delineados pelos designers, saber os detalhes que tornam aquele carro especial em realção a outros, pegar numa chave, roda-la e despertar o motor, sentir o seu "respirar", por vezes rouco, outras vezes mais silencioso, mas todas elas a pedirem: provoca-me!!! Usa-me como fui pensado para usar!!!

E, por vezes, faço-o. Outras vezes apenas rodo sem stress, apenas rolando sem pressa, sentindo o descanso. Outras são furiosas, depositando no alcatrão a borracha como se fosse um saco de boxe a levar com a frustração do boxeur. Em todas elas, há algo que é comum: a paixão pelos carros e o sorriso de poder pegar e conduzir. Não me importa qual, não sou dos que pensa que só aquele carro me dará prazer de conduzir. Todos me dão prazer, a diferença é que apenas uns dão mais prazer que outros. 

Não sei explicar. Não preciso explicar. Sinto. E sinto todos os dias. Qualquer curva é um pretexto para sentir mais. Cada toque de acelerador ou travão também. Cada dia tento aprender mais e aperfeiçoar o que já sei. Cada dia que passa, me apaixono mais por carros... Tenho carros de sonho, uns mais acessíveis que outros mas... todos os carros são um sonho.

Tal como disse, por diversas vezes, não interessa se o que conduzes é o mais rápido, o melhor de tudo, o que interessa é o prazer que te dá quando o conduzes, o sorriso que esboças ao ver a sua silhueta e que se torna maior no final de cada viagem que fazes. Isso sim, é paixão. Eu tenho-a. E tu, também a tens? O que te apaixona? Não quero respostas para mim, já a tenho, mas responde para ti...

1 comentário:

Unknown disse...

Qualquer dia ainda vou começar a ter ciúmes dessa paixão...
Vê-la apresentada desta forma... as descrições... as sensações demostradas...
É tudo tão... ... ... nem sei! Mágico... sublime... doce...